Síntese

Ler e criar a história do bairro

O Ponto de Leitura do Jardim Lapena, espaço situado no Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, por meio de parceria da Fundação com a Secretaria Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, realizou uma série de ações em 2022 para intensificar a relação da comunidade do bairro com livros. Leia Mais+

Apoiar a economia local para fortalecer o território

O trabalho multidisciplinar da equipe de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal realizou, em 2022, uma série de atividades voltadas à formação e ao aperfeiçoamento profissional da população do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo onde está situado o Galpão ZL. Leia Mais+

Investindo na infraestrutura do bairro

Uma das múltiplas ações da área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal colocadas em prática em 2022, por meio do trabalho realizado no Galpão ZL, contemplou a busca e a implementação de projetos voltados à melhora e à qualidade de vida da população do Jardim Lapena. Leia Mais+

Cuidar para desenvolver

A promoção do acesso a oportunidades, assim como a contribuição para o desenvolvimento das moradoras e dos moradores para fortalecer suas trajetórias dentro e fora do território, são aspectos norteadores para o trabalho exercido pela área de Prática de Desenvolvimento Local no Jardim Lapena. Para alcançar esse objetivo, a equipe do Galpão ZL oferece assistência em dimensões diversas para a população do território por meio do selo Acolhe ZL. Leia Mais+

Recolocar o convívio local em prática

Após período de restrições sanitárias por causa da Covid-19, o Galpão ZL volta a sediar atividades presenciais com a população do Jardim Lapena. Dois desses eventos abordaram dimensões diversas relativas à democracia e à cidadania ativa. Leia Mais+

Empreendedorismo para além da dimensão individual

Iniciativas da área de Prática de Desenvolvimento Local voltadas ao apoio a comerciantes do Jardim Lapena mostram que empreendedoras e empreendedores precisam de suporte financeiro e social. Algumas ações com esse propósito contemplaram a inauguração de um espaço gastronômico no Galpão ZL, a produção de um catálogo para divulgar o trabalho de empreendedoras e empreendedores do território, além do apoio financeiro às reformas de seis estabelecimentos comerciais do bairro. Leia Mais+

Estruturando apoios em dose tripla

Segundo ano do Matchfunding Enfrente Onda Estruturante potencializa organizações e iniciativas das periferias de todo o Brasil no apoio às populações dos respectivos territórios de atuação. Leia Mais+

Acesso à saúde mental nos territórios

Ações idealizadas e apoiadas pela área de Fomento a Agentes e Causas têm como objetivo promover a democratização do acesso a cuidados com a saúde mental. Uma dessas ações é o projeto Territórios Clínicos, cujo foco é promover o desenvolvimento de propostas que promovam circulação e ampliação de práticas relativas ao campo da saúde mental nas periferias urbanas. Leia Mais+

Potencializar o apoio a múltiplos agentes e causas

Editais coidealizados e geridos pela área de Fomento a Agentes e Causas têm papel estratégico no apoio a lideranças atuantes em múltiplas periferias ao redor do Brasil. Alguns destaques foram a terceira edição do Edital Traços e o quarto ano do Elas Periféricas – ambos fazem parte da Plataforma Alas. Leia Mais+

Apoio à produção de conhecimento

Núcleos de pesquisas em âmbito científico foram apoiados em 2022 pela área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal. A área apoiou núcleos de estudos atuantes em segmentos diversos, seja em pesquisa acadêmica ou de organizações da sociedade civil (OSCs). Leia Mais+

Essa geração que quer fortalecer a democracia

Com cinco temporadas, o podcast Essa Geração colocou em debate diversos temas centrais para o cotidiano e o protagonismo das juventudes brasileiras. Em 2022, as temporadas 3 e 4 retrataram a relação das juventudes com política e educação, enquanto a quinta propôs o debate sobre fake news e desinformação, abordando temas alvos de campanhas sistemáticas de desinformação, como o Bolsa Família, a Lei Rouanet, a pandemia de Covid-19 e o pânico moral relacionado a estruturas familiares. Leia Mais+

É sobre o ontem. É sobre o hoje. É sobre o amanhã

Com duas temporadas, a série Ancestrais do Futuro mostra, a partir do apoio financeiro e técnico a coletivos de audiovisual de regiões diversas no Brasil, a mobilização das juventudes para transformar as realidades em que estão inseridas, seja por meio da mobilização política nos territórios possíveis ou a partir de sonhos coletivos. Leia Mais+

Comunicação de causas multimeios

O ano de 2022 foi marcado por um grande esforço para desenvolver, em inúmeras frentes, ações em defesa da democracia. Dentro desse contexto, a divulgação e disseminação em diversos meios comunicacionais sobre essas mesmas iniciativas teve papel fundamental para sensibilizar públicos diversos e mostrar a urgência da mobilização, contemplando, também, o enfrentamento das desigualdades. Leia Mais+

A comunicação na defesa da democracia

A defesa da democracia teve papel central e estruturante para o trabalho desenvolvido pela Comunicação da Fundação Tide Setubal em 2022. Para além da esfera político-institucional, as ações contemplaram projetos em caráter multidisciplinar. Um dos projetos dentro desse cenário disse respeito ao desenvolvimento de iniciativas para apoio à produção e à disseminação das narrativas das juventudes periféricas. Leia Mais+

Pluralidade em favor da equidade

Os valores que norteiam o trabalho da Fundação Tide Setubal no enfrentamento das desigualdades consistem em democracia, diversidade, equidade e colaboração. Com base nesse aspecto fundamental, a pluralidade sociorracial, de gêneros, de origens territoriais e de visões de mundo é ponto essencial na atuação da área de Desenvolvimento Organizacional – além de ser um dos compromissos da Política de Diversidade e Inclusão. Leia Mais+

Sobre inclusão e acolhimento

Em 2022, o Comitê de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal organizou uma série de ações para dialogar com atores de segmentos diversos da sociedade civil sobre a atuação do grupo, assim como sensibilizá-los sobre o papel central que a diversidade e a inclusão têm para a promoção da equidade e a garantia de direitos democráticos. Além disso, o grupo lançou o Canal de Acolhimento, espaço cuja missão é proteger direitos e realizar encaminhamentos para resolução de episódios de preconceito e discriminação envolvendo a equipe. Leia Mais+

PROGRAMA NOVA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Como inovar para apoiar a formação de sujeitos?

Ações do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial têm como objetivo atuar para além da geração de renda, com foco na formação sociopolítica e humanitária de indivíduos. Um dos destaques foi o ingresso na Iniciativa Empregos e Oportunidades no Brasil (JOI Brasil). Leia Mais+

Desenvolver territórios e apoiar populações

Projetos desenvolvidos em 2022 tiveram como objetivo promover a premissa de que é necessário proporcionar condições dignas de vida para que empreendedoras e empreendedores possam desenvolver suas atividades. Uma das ações nas quais a Fundação esteve envolvida, por meio do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial, foi a Aliança pela Inclusão Produtiva (Aipê), projeto voltado à geração de trabalho e renda para populações em situação de vulnerabilidade social. Leia Mais+

Universalizar o debate e o acesso à renda básica