Pular para o conteúdo
Seta decorativa

Prática de Desenvolvimento Local

Cuidar para desenvolver

Compartilhar
Prática de Desenvolvimento Local

Iniciativas voltadas ao acolhimento populacional foram desenvolvidas durante 2022 para proteger moradoras/es do Jardim Lapena

A promoção do acesso a oportunidades, assim como a contribuição para o desenvolvimento das moradoras e dos moradores para fortalecer suas trajetórias dentro e fora do território, são aspectos norteadores para o trabalho exercido pela área de Prática de Desenvolvimento Local no Jardim Lapena.

Para alcançar este objetivo, a equipe do Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local em funcionamento no Jardim Lapena, oferece assistência em dimensões diversas para a população do território por meio do selo Acolhe ZL.

Em 2022, foram realizados 141 atendimentos para moradoras/es do Jardim Lapena por meio do selo Acolhe ZL para assistência com motivações diversas. Houve também 699 casos de auxílio para produção e impressão de currículos profissionais para a comunidade.

Quando se trata da rede de proteção para suporte à comunidade do Jardim Lapena, foram realizadas reuniões mensais com cerca de 17 equipamentos assistenciais da região, como o Fórum da Rede de Proteção, que contou com 260 participantes, e o Fórum da Subprefeitura de São Miguel Paulista, que teve participações de 456 pessoas durante três dias de atividades.

Integração e acolhimento de imigrantes

A comunidade de pessoas haitianas e haitianos ou refugiadas no Brasil vem sendo integrada dia após dia ao cotidiano do Jardim Lapena. Para ampará-las nesse processo, a equipe do Galpão ZL realizou uma série de atividades em 2022 com esse propósito.

A equipe de Prática de Desenvolvimento organizou, em novembro de 2022, em parceria com a comunidade haitiana, o 1° Seminé Imigran ak Teritwa ak Periferik. O evento apresentou ao público diversas perspectivas sobre como é ser uma pessoa refugiada em um território na periferia de São Paulo. A programação contou com palestras sobre cidadania, direito de pessoas refugiadas e imigrantes, religiosidade, arte e cultura – inclusive com apresentações de artistas do Haiti residentes no território.

Guardiãs do Território, ano 3

Em seu terceiro ano de atuação, as Guardiãs do Território, grupo de voluntárias e moradoras do Jardim Lapena, parceiro do Galpão ZL no acolhimento populacional, tem atuado no cuidado das moradoras e moradores do território e, assim, garantido a capilaridade das ações concretizadas no bairro.

Para além da atuação assistencial no bairro, o grupo esteve envolvido em atividades diversas para a população do território, como ao oferecer e organizar uma formação para as crianças do CEMEI Jardim Lapena – 40 crianças participaram da atividade.

Outras atividades nas quais elas estiveram envolvidas abrangeram seis reuniões do colegiado do Plano de Bairro do Jardim Lapena, das quais participaram 60 pessoas em cada edição – totalizando 360 participantes. Elas participaram também de seis reuniões executivas do Plano de Bairro, às quais compareceram 25 pessoas em cada, totalizando 150. Além disso, estiveram presentes em um encontro com organizações locais, que teve 35 indivíduos presentes.

Para além do cuidado com a população do Jardim Lapena, as Guardiãs do Território passaram por formações em 2022 sobre áreas diversas, como estrutura democrática, direitos humanos e sustentabilidade. Ainda, três integrantes do grupo Guardiãs do Território participaram como alunas especiais do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Mudança Social e Participação Política, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Seta

Áreas de Atuação

Ilustracão