Pular para o conteúdo
Seta decorativa

Prática de Desenvolvimento Local

Prática de Desenvolvimento Local
Seta

Território, pluralidade e potência

Prática de Desenvolvimento Local implementou ações diversas para potencializar o bairro

A área de Prática de Desenvolvimento da Fundação Tide Setubal implementou, no decorrer de 2022, ações com dinâmicas e premissas diversas voltadas ao desenvolvimento do Jardim Lapena e da população que habita o bairro.

Uma das dimensões que obtiveram destaque no decorrer do ano contemplou o desenvolvimento econômico, como a inauguração do Espaço Gastronômico dentro do Galpão ZL, núcleo da área situado no Jardim Lapena, voltado ao apoio de empreendedoras e empreendedores atuantes no bairro, e o guia Sabores e Negócios - Rede de Empreendedores de Gastronomia do Galpão ZL, catálogo no qual são destacados os serviços de 29 comerciantes locais.

Para além da dimensão econômica, as atividades desenvolvidas no Galpão ZL contemplaram a oferta de cursos em áreas diversas para a população do bairro e a realização de iniciativas diferentes voltadas ao incentivo à leitura por meio do Ponto de Leitura do Jardim Lapena. Um desses projetos foi o Goleitura, que consistiu em encontros para colocar crianças e adolescentes praticantes de futebol no bairro em contato com livros e histórias que eram condizentes com as suas respectivas trajetórias.

O campo de desenvolvimento humano contemplou também a realização de atividades-chave na defesa da democracia, seja por meio de oficinas sobre aspectos diversos referentes à Constituição Federal de 1988 ou à organização de encontros no Jardim Lapena com lideranças políticas de múltiplas trajetórias.

Outro campo do trabalho exercido pela área em 2022 relacionou-se à infraestrutura territorial. Um dos pontos emblemáticos envolveu a realização de parceria para fornecimento de wi-fi gratuito à população do bairro por meio de instalação de roteadores em pontos estratégicos do território.

A transformação territorial obteve também destaque no trabalho exercido pela área em 2022 por meio da versão online da publicação Lupa na Cidade. O formato digital da Teoria da Mudança, que é voltado para áreas urbanas vulneráveis, disponibiliza dados coletados para monitoramento e avaliação do impacto das ações no Jardim Lapena.

Ainda, o contato permanente com o poder público para a realização de projetos em parceria para mitigar problemas relativos ao saneamento básico e promoção de melhorias na qualidade de vida populacional tiveram espaço central no trabalho da área no decorrer do ano e foram fundamentais para pavimentar um caminho de possíveis investimentos em infraestruturas em 2023.

Seta

Áreas de Atuação

Ilustracão