Narrativas pela democracia

A área de Comunicação desenvolveu estratégias e múltiplas ações em favor da promoção da equidade e do engajamento sociopolítico

Ao mesmo tempo que atua no desenvolvimento de estratégias para divulgar projetos desenvolvidos pelas áreas e programas de influência da Fundação Tide Setubal, a área de Comunicação colocou em prática iniciativas para sensibilizar atores de segmentos diversos da sociedade civil e do campo do investimento social privado (ISP).

O foco da área em 2022 consistiu em contribuir para o debate público sobre justiça social, o desenvolvimento das periferias urbanas e o enfrentamento das desigualdades com conteúdos capazes de gerar interesse, engajamento e mobilização para mudanças sociais em diferentes públicos.

O lançamento de três temporadas do podcast Essa Geração foi uma dessas iniciativas. Duas delas retrataram aspectos relativos ao ativismo jovem e à relação de jovens com a educação e foram produzidas pela Rádio Novelo, enquanto a quinta foi realizada pela Griô Podcasts.

Em paralelo, a área de Comunicação apoiou, em conjunto com a área de Fomento a Agentes e Causas, coletivos de audiovisual das periferias brasileiras para a produção de duas temporadas da série Ancestrais do Futuro - cada uma contou com cinco episódios. Para além do repasse de verba para a produção dos curtas-metragens, os coletivos selecionados passaram por trilhas formativas sobre aspectos diversos relativos à produção cinematográfica. As duas temporadas retrataram, respectivamente, a mobilização política das juventudes em seus respectivos territórios de atuação e quais são os seus sonhos para o presente e o futuro.

Mesmo com diferenças no tema central, ambas as produções colocaram o público em contato com assuntos que estiveram intrinsecamente relacionados à defesa da democracia pela perspectiva das narrativas dos territórios. Essa dinâmica foi central também para a produção de materiais em formato audiovisual por parte de jovens participantes de oficina realizada no Galpão ZL sobre aspectos da organização democrática, sobre a compreensão delas e deles a respeito dos tópicos abordados durante esses mesmos encontros.

Em paralelo, por causa do momento grave e definitivo na defesa da democracia que marcou o ano de 2022, a Fundação Tide Setubal posicionou-se, em seus perfis nas redes sociais, em favor do projeto político composto por uma frente ampla composta por diversos espectros políticos pautada pela pluralidade de ideias e pela defesa irrestrita de instituições democráticas, equidade racial e de gêneros.

De modo geral, as redes sociais da Fundação Tide Setubal obtiveram alcance significativo durante 2022.

O perfil da Fundação Tide Setubal no Instagram alcançou mais de…

Já o Enfrente,
canal da Fundação no YouTube, teve…

Gráfico 01

milhões de pessoas
durante 2022

Gráfico 02

mil impressões e…

Gráfico 03

mil visualizações no decorrer do ano

A página da Fundação no LinkedIn, por sua vez, terminou o ano com quase 6,3 mil pessoas seguindo-a, registrando aumento superior a 100% pelo terceiro ano seguido.

Outro ponto a ser destacado diz respeito à presença da Fundação na imprensa. Em 2022, houve 764 inserções de mídia, entre as quais quase 93% (708) foram em veículos online, enquanto 28 foram feitas em canais televisivos. Ainda, houve vinte publicações no meio impresso - 19 em jornais e uma em revista - e oito inserções em emissoras de rádio.