Fomento a agentes e causas

Potencializar o apoio a múltiplos agentes e causas

Fomento a agentes e causas

Editais coidealizados e geridos pela área de Fomento a Agentes e Causas têm papel estratégico no apoio a lideranças atuantes em múltiplas periferias ao redor do Brasil

A área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal desenvolveu, em parceria com o Programa Raça e Gênero, no decorrer de 2022, editais com perspectivas diversas para potencializar o apoio a lideranças atuantes nas periferias urbanas. O contexto do processo eleitoral de 2022 deu o tom da segunda edição do Edital Traços, organizado pela Fundação Tide Setubal, por meio da Plataforma Alas.

O edital, que foi realizado em parceria com o Instituto Ibirapitanga, Open Society Foundations, Porticus e Instituto Galo da Manhã, teve como foco apoiar lideranças negras com idade entre 21 e 45 anos que fossem nascidas e/ou moradoras de periferias ou contextos periféricos urbanos.

Nesta edição, segundo a qual candidatas e candidatos deveriam ser atuantes, respectivamente, nas áreas de Política Institucional e Carreira Jurídica, houve 281 inscrições, e foram selecionadas 71 lideranças para receber aporte de R$ 15 mil. Dentro desse grupo, 27 lideranças estavam na categoria relativa à Carreira Jurídica e 44 na Política Institucional. Em âmbito geográfico, as pessoas selecionadas eram de 20 unidades federativas, cuja distribuição regional foi:

41% de lideranças oriundas da região Sudeste

38% nascidas no Nordeste

10% naturais da região Norte

7% com trajetória na região Sul

4% das lideranças da região Centro-Oeste.

O valor total repassado foi de R$ R$ 1.065.000. O montante foi destinado a cada liderança para investimento em atividades formativas de diversas naturezas que contribuíssem com as suas respectivas trajetórias.

Elas Periféricas IV

Ainda dentro da Plataforma Alas, outro edital que obteve papel de destaque foi a quarta edição do Elas Periféricas. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa contou com parceria da rede social TikTok para apoiar organizações das periferias de todo o Brasil lideradas por mulheres negras.

A quarta edição contou com envio de 276 propostas, sendo que 156 estavam aptas para concorrer ao repasse da verba de fomento. Após as etapas de seleção e curadoria dos projetos, foram promovidos repasses de R$ 1,5 milhão para apoiar 75 organizações que tivessem esse objetivo com essa finalidade – cada uma recebeu R$ 20 mil. O apoio, para além do aporte financeiro, consistiu em mentorias nas seguintes áreas:

Sustentabilidade

Indicadores e M&A

Questões jurídicas.

Vale dizer que as organizações passaram por sete trilhas formativas que abrangiam aspectos relativos aos tópicos relacionados acima.

Conheça as 75 organizações aprovadas no quarto ano do edital Elas Periféricas.