Pular para o conteúdo
Seta decorativa

Fomento a agentes e
causas

Fomento a agentes e causas
Seta

Aumentar o impacto e o alcance de fomentos

Capilaridade em investimentos, realização de processos simplificados de seleção e monitoramento e impactos sociais mais perenes foram aspectos centrais para a área de Fomento a Agentes e Causas em 2022

A área de Fomento a Agentes e Causas foi estruturada na Fundação Tide Setubal em 2019 e apoia lideranças de territórios periféricos, o campo do investimento social privado (ISP) e núcleos de pesquisa acadêmica.

Em 2022, o trabalho da área seguiu essa diretriz. Além disso, o ano foi voltado ao fortalecimento da forma de alcance desses objetivos e das ferramentas de acompanhamento desse trabalho. A atuação da área foi pautada por dois objetivos estruturais:

li

Conhecer e apoiar os diferentes caminhos adotados pelas periferias.

li

Fortalecer a capacidade criativa e de atuação de agentes que consideramos de caráter estratégico.

Dentro dessa lógica, o processo para cadastros de propostas para pleitear fomentos, independentemente da dinâmica a ser aplicada, passou a ocorrer por meio de formulário para cadastro de propostas e apresentação do perfil do proponente. Ainda, o processo passou a contemplar a apresentação de modelo de plano de ação e de orçamento alinhados à estrutura e ao monitoramento do projeto apresentado.

Outra mudança foi em relação ao processo para formalização e repasse da verba aportada, uma vez selecionada que a organização tivesse sido selecionada para receber fomentos via editais ou diretamente. A sistematização desse processo foi pautada pela desburocratização e confiança entre as partes envolvidas, criação de processos ágeis para a transferência da verba em questão, assim como a digitalização do processo.

A área de Fomento a Agentes e Causas promoveu, em 2022, repasses de

Gráfico 01 01
Gráfico 01 02
Gráfico 01 03
Seta 01

Do valor total, R$ 9.069.813,14 foram destinados via repasse direto para 57 organizações e R$ 3.803.868,00 por meio de chamadas via editais, para 240 organizações e lideranças.

O valor foi distribuído da seguinte forma:

Organizações e redes

Lideranças

Pesquisa

Investimento social privado

Soluções para periferias

Saúde mental

Comunicação de causas

Jardim Lapena

Seta

Áreas de Atuação

Ilustracão