Comunicação

A comunicação na defesa da democracia

Comunicação

Iniciativas e formações realizadas com as juventudes do Jardim Lapena tiveram como foco a estrutura e a organização de instituições democráticas

A defesa da democracia teve papel central e estruturante para o trabalho desenvolvido pela Comunicação da Fundação Tide Setubal em 2022. Para além da esfera político-institucional, as ações contemplaram projetos em caráter multidisciplinar.

Essa premissa esteve intrinsecamente ligada ao trabalho da Comunicação da Fundação Tide Setubal em 2022, em particular ao se levar em consideração as diretrizes organizacionais de 2022, com destaques para o apoio à produção e à disseminação das narrativas das juventudes periféricas. Esse aspecto compreende também o modo como enxergam o mundo, com reflexo na produção de conteúdo por elas e eles sobre a relação com a democracia e a cidadania ativa.

Uma das iniciativas com esse perfil compreendeu uma série de encontros realizados no Galpão ZL, com as juventudes do Jardim Lapena, que teve organização do projeto Política do Amanhã. As atividades colocaram as jovens e os jovens participantes em contato com aspectos da organização democrática, como pontos gerais da Constituição Federal de 1988 e as atribuições de cargos políticos nas esferas executiva e legislativa.

A partir das referências e do repertório que já faziam parte do cotidiano das jovens e dos jovens que participaram dos encontros, elas e eles produziram uma série de vídeos com análises sobre a estrutura político-democrática em produções culturais diversas, assim como a descrição de pontos elementares sobre a estrutura político-partidária por meio de conteúdos à época virais no Instagram.

Ainda, as jovens e os jovens do Jardim Lapena que participaram da formação expressaram o modo como compreendem a organização política por meio de outra produção audiovisual. Desta vez, elas e eles responderam a uma série de perguntas, em vídeos nos quais escolhiam papéis com questionamentos, que até então eram incógnitas, sobre aspectos diversos.

As questões eram relativas aos seguintes tópicos:

Religião e política se misturam?

O que você faria acontecer nas periferias brasileiras?

Você discute política com sua família e seus amigos?

Se você fosse um político, o que faria nas periferias brasileiras?

Você tem três desejos que serão atendidos pelo próximo presidente. Quais seriam?

Dicas sobre pontos para levar em consideração para definir as candidatas e os candidatos.

Os conteúdos produzidos com – e pelas – juventudes do Jardim Lapena, assim como questões e temas abordados, tiveram como objetivo sensibilizar e engajar jovens, que entraram em contato com aspectos essenciais do processo democrático, assim como a urgência de defender a democracia e a cidadania de modo ininterrupto e permanente contra atores políticos com aspirações autocráticas.

Redes democráticas

A gravidade do momento político pelo qual o Brasil passou em 2022 foi determinante para que a Fundação Tide Setubal adotasse posicionamento institucional à altura da importância deste momento histórico.

Ao considerar-se que os valores que norteiam o trabalho da Fundação no enfrentamento das desigualdades são democracia, diversidade, equidade e colaboração, foi urgente posicionar-se contra um projeto político antagônico e de essência autocrática e antidemocrática.

Para evidenciar esse ponto, a Fundação Tide Setubal posicionou-se em seus perfis nas redes sociais – LinkedIn, Instagram e Facebook –, durante os dois turnos do processo eleitoral, por meio de uma série de publicações próprias e de organizações parceiras em favor de um projeto político para o Brasil pautado pela promoção da equidade, respeito à laicidade, combate à discriminação, em particular racial e de gêneros, e em defesa das instituições voltadas à defesa da democracia.