Programas de Influência • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial

Sobre sistemas alimentares, economia e território

Ações implementadas no Jardim Lapena têm como objetivo promover acesso à alimentação saudável e conscientização sobre o tema

A promoção do acesso à alimentação saudável e a geração de renda a partir de sistemas alimentares contemplou algumas das dimensões de atuação do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal em 2022.

Esse conceito abrange um conjunto de subsistemas complexos e independentes, composto por etapas relativas à agropecuária, à distribuição e ao consumo de alimentos. Na busca de aprender mais sobre esse tema, foi elaborado um projeto de intervenção sobre o tema no Jardim Lapena. Os objetivos desse eixo são:

Sanar insegurança alimentar nos Baixos Lapena I e II.

Promover autonomia produtiva territorial pela economia circular.

Promover mudança da cultura alimentar.

Uma dessas iniciativas que faz parte desse projeto foi a feira Quilombo Quebrada. As ações foram realizadas mensalmente no Galpão ZL pelas organizações Mulheres de Orì e Kitanda das Minas, em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (COOPERQUIVALE).

Como saldo, a feira Quilombo Quebrada contou com 1,5 tonelada de itens escoados e público de 337 pessoas – 70% dos produtos foram vendidos e 30% foram doados, atendendo 500 famílias.

Mais uma iniciativa colocada em prática foi o projeto de agricultura urbana, o qual foi organizado por meio de parceria entre as organizações Pé de Feijão, ECO Cidade e Mulheres do Gau.

O projeto consistiu em prover assistência técnica para expandir a produção das Mulheres do Gau com entrega de cestas semanais – com peso médio de 2 kg , por meio de cartões alimentação, para as famílias do Baixo Lapena II. O objetivo da iniciativa foi viabilizar o processo coletivo de mudança da cultura alimentar.

As iniciativas devem continuar em 2023 para que os demais eixos de desenvolvimento necessários a uma alimentação saudável possam ser implementados e estudados no território, servindo de inspiração a outras iniciativas similares nas periferias brasileiras.