Prática de Desenvolvimento Local

Recolocar o convívio local em prática

Prática de Desenvolvimento Local

Após período de restrições sanitárias por causa da Covid-19, o Galpão ZL volta a sediar atividades presenciais com a população do Jardim Lapena

As restrições sanitárias consequentes da pandemia de Covid-19 resultaram em interrupção por tempo indeterminado de atividades presenciais. A equipe de Prática de Desenvolvimento Local seguiu tais determinações e manteve o Galpão ZL aberto, exclusivamente, para atendimento à população do Jardim Lapena para assistência em ações como doações de alimentos e orientações sobre cuidados contra o vírus SARS-CoV-2.

Com o passar do tempo, o espaço foi reaberto para empréstimos de livros por meio do projeto Bike Literária, assim como cursos com quantidade reduzida de participantes para evitar riscos de aglomeração de público. E assim foi até maio de 2022, quando aconteceu o evento Juventudes, Democracia e Territórios. A atividade consistiu na realização de duas mesas de diálogos sobre dimensões diversas relativas à participação de jovens na realidade política – as atividades foram assistidas por estudantes da E.E. Pedro Moreira Matos.

Ainda na trilha democrática, o Galpão ZL sediou, em outubro, o encontro Mulheres Eleitas. A atividade foi realizada em parceria com o Fórum Social da Zona Leste, contou com a audiência da população do Jardim Lapena e demais territórios da zona leste de São Paulo, alunas e alunos de escolas situadas na região, e teve presenças de:

Elaine Mineiro, covereadora por meio do mandato coletivo Quilombo Periférico

Marina Helou (Rede Sustentabilidade), deputada estadual em São Paulo

Leci Brandão (PCdoB), deputada estadual

Tabata Amaral (PSB), deputada federal

Marina Silva (Rede Sustentabilidade), eleita deputada federal e atual Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Convivendo na vila

Em 2022, o Comitê de Artistas do Jardim Lapena realizou, com apoio da equipe de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, o Festival Cria na Vila.

A atividade, que contou com seis edições durante o ano, aconteceu no Galpão ZL e contou, a cada edição, com uma série de atrações culturais e voltadas à promoção do convívio da comunidade do bairro.

Os temas das atividades, que tiveram premissa plural e multimeio, contemplou a pluralidade e a potência da cena artística local, passando pela música, artes cênicas e plásticas, além de muitas outras linguagens. Ao passo que a primeira edição do Festival Cria na Vila foi realizada em maio, as demais foram idealizadas a partir de diversos temas, como afroestética. O Festival Cria na Vila recebeu, no total, 2.358 pessoas no somatório de todas as edições.

Ainda, o Galpão ZL sediou a feira Quilombo Quebrada. Realizada pelas organizações Mulheres de Orì e Kitanda das Minas, em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale), a atividade teve três feiras de alimentos orgânicos, contando com 1,5 tonelada de itens escoados e público de 337 pessoas. Por fim, 70% dos produtos foram vendidos e 30% foram doados, atendendo 500 famílias.