O fortalecimento da democracia é multidisciplinar

Os programas de influência da Fundação Tide Setubal colocaram, cada um por meio do seu tema de incidência, diversos temas relacionados à defesa da cidadania em destaque

Temas relevantes para o desenvolvimento de pessoas e territórios, em especial os alinhados a valores fundamentais como liberdade, diversidade e garantia de direitos democráticos, norteiam a atuação dos programas de influência da Fundação Tide Setubal.

Em 2022, os cinco programas - Cidades e Desenvolvimento Urbano, Democracia e Cidadania Ativa, Nova Economia e Desenvolvimento Territorial, Planejamento e Orçamento Público e Raça e Gênero - desenvolveram e apoiaram iniciativas relativas aos seus escopos de atuação.

Ainda assim, todos eles atuaram em favor de um propósito em comum: fortalecer o senso de cidadania ativa, assim como preservar e restaurar o tecido democrático tensionado de modo inédito nos quatro anos anteriores.

Temáticas como a sensibilização de gestoras e gestores do poder públicos sobre a regionalização do orçamento público e a produção de peças orçamentárias que visem enfrentar desigualdades estruturais dialogam com projetos em outras frentes, como o fortalecimento de lideranças negras e de trajetória periférica e o desenvolvimento de soluções urbanísticas para melhorar a qualidade de vida de populações de territórios vulnerabilizados.

Desenvolver estratégias para fortalecer a atividade econômica dos mesmos espaços - e, é claro, das e dos comerciantes atuantes nos mesmos espaços - passa, obrigatoriamente, pela análise de como essas mesmas pessoas se relacionam com valores fundamentais para a preservação democrática, assim como com a promoção de perspectiva que transcenda a dimensão individualista e que mostre, no fim das contas, que decisões socioeconômicas e políticas impactam de modo intenso indivíduos inseridos em realidades diversas.

Outros fatores, como a maneira pela qual as distorções na organização orçamentária enfraquecem de modo inegável as instituições democráticas, assim como a relação entre raça, gênero e território e o impacto positivo causado por obras de saneamento básico nas vidas das pessoas que lá moram, também vêm à tona.

A perspectiva multidisciplinar e integrada no trabalho dos programas de influência foi determinante para o modo como os projetos foram organizados em 2022, com um grande - e comum - objetivo: fortalecer a democracia e a cidadania ativa.