Fomento a agentes e causas

Estruturando apoios em dose tripla

Fomento a agentes e causas

Segundo ano do Matchfunding Enfrente Onda Estruturante potencializa organizações e iniciativas das periferias de todo o Brasil no apoio às populações dos respectivos territórios de atuação

Apoiar iniciativas que contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais das grandes cidades é um dos pontos centrais da missão da área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal. Dentro dessa lógica, um dos projetos colocados em prática pela área em 2022 foi o segundo ano do Matchfunding Enfrente Onda Estruturante.

A ação, desenvolvida em parceria com a plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, tem como objetivo apoiar iniciativas com planejamento para três anos em etapas que incentivem ações articuladas com diferentes atores, como parcerias locais, iniciativa privada, universidades e institutos de pesquisa, redes públicas de educação, saúde, entre outros segmentos.

Cada uma dessas iniciativas foi selecionada para captar R$ 90 mil na plataforma por ano – o total é composto pelos R$ 30 mil arrecadados por meio do financiamento coletivo e R$ 60 mil oriundos do Fundo Enfrente. O fundo é composto por Fundação Tide Setubal, Fundação Arymax, Instituto humanize e Fundação José Luiz Egydio Setúbal.

Em 2022, 14 organizações, distribuídas em dez cidades e oito estados, foram acompanhadas no segundo ano da Onda Estruturante:

Adote um Canteiro (MS)

AfroAporte (BA)

Casa Afrolatinas (DF)

Cata Rua (BA)

Colonus: agricultura sustentável da Amazônia (AC)

Educação financeira contra o racismo (SP)

Em frente com o Prevê (RJ)

Jovens Hackers (SP)

LabJaca: favelas, dados e narrativas (RJ)

Preparando o Novo Futuro (SP)

Pretos que Voam (RS)

Sebo do Gueto (PA)

Subúrbios: mobilizações sociais (RJ)

Tecnogueto (RJ).

As 14 organizações arrecadaram, no total, R$ 1.282.804. Houve 2.181 colaborações engajadas financeiramente – por meio do financiamento coletivo, o total arrecadado foi de R$ 442.804. Ainda, o Fundo Enfrente aportou R$ 840 mil para triplicar a arrecadação total obtida.

O perfil médio das colaborações via financiamento coletivo abrangeu 98% por meio de pessoas físicas e 2% de colaborações feitas por pessoas jurídicas. Ainda, houve colaborações de pessoas em outros sete países além do Brasil: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Israel e Reino Unido.

Crescimento sustentável e humanitário

Um aspecto emblemático na atuação dos coletivos apoiados por meio da Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente diz respeito à percepção que elas têm sobre o andamento dos respectivos projetos. Para se ter uma ideia, 64% das organizações implementaram iniciativas acima de 50% do plano de ação proposto, ao passo que 86% consideram que o objetivo geral da iniciativa foi atingido no ano anterior.