Pular para o conteúdo
Seta decorativa

Comunicação

Essa geração que quer fortalecer a democracia

Compartilhar
Comunicação

Com cinco temporadas, o podcast Essa Geração colocou em debate diversos temas centrais para o cotidiano e o protagonismo das juventudes brasileiras

Contribuir para o debate público sobre justiça social, o desenvolvimento das periferias urbanas e o enfrentamento das desigualdades é um dos pilares que fundamentam o trabalho da área de Comunicação da Fundação Tide Setubal para comunicar as múltiplas perspectivas para o enfrentamento das desigualdades. Em paralelo está a diretriz de apoiar a produção e a disseminação das narrativas produzidas pelas juventudes periféricas, o que norteou o desenvolvimento do podcast Essa Geração.

Após as duas primeiras temporadas de estreia em 2021, com os temas religião e família, a terceira temporada do Essa Geração retratou a participação política e teve como foco a história da estudante de biologia e ativista política Samela Sateré-Mawé, de Manaus (AM). Os episódios narraram sua atuação em favor da defesa dos direitos do seu povo e do meio ambiente. Já a quarta fase mergulhou na perspectiva educacional por meio da trajetória do professor Gabriel Richard e o modo como a sua vida profissional está diretamente relacionada à militância em favor da educação. Ambos os tópicos foram produzidos pela Rádio Novelo, que também assinou a realização das duas primeiras temporadas.

E se, nas quatro primeiras temporadas, as juventudes foram o foco central das histórias trazidas por Essa Geração, em setembro, o podcast foi totalmente ocupado por Luciana Petersen e Caio Santos. Antes personagens, ambos assumiram também os bastidores com o conceito e a realização dos cinco episódios da quinta temporada, que propuseram o debate sobre fake news e desinformação, debatendo temas alvos de campanhas sistemáticas de desinformação, como o Bolsa Família, a Lei Rouanet, a pandemia de Covid-19 e o pânico moral relacionado a estruturas familiares.

Sobre alcance e números

As cinco temporadas do projeto foram disponibilizadas em diversas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Google Podcasts, Amazon Music, Apple Podcasts e Castbox.

Até dezembro de 2022, o somatório de acessos aos episódios estava na casa de 16,8 mil downloads únicos. Em âmbito geográfico, 92% da audiência é proveniente do Brasil e o top 5 de países com mais ouvintes é completado por Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Suíça.

Um dos destaques nesse contexto abrange o Spotify. Por meio de dados obtidos na retrospectiva realizada anualmente na plataforma, Essa Geração esteve entre os 5% dos podcasts mais compartilhados do mundo e 36% entre quem o ouve segue o podcast no tocador – esse percentual o coloca entre os 10% de podcasts mais seguidos segundo a própria plataforma de streaming.

Seta

Áreas de Atuação

Ilustracão