Programas de Influência • Democracia e Cidadania Ativa

Empresariado em favor da democracia

Pesquisa Valores Democráticos no Empresariado Brasileiro analisa relação do setor com a democracia

A defesa e o fortalecimento do tecido democrático passam pela compreensão de como setores diversos da sociedade se relacionam com ela. Essa premissa fundamentou a realização, por parte da Fundação Tide Setubal e do Instituto Sivis, do estudo Valores Democráticos no Empresariado Brasileiro.

Lançada em agosto de 2022, a pesquisa teve como objetivo compreender o grau de comprometimento do empresariado com aspectos elementares relativos à democracia. O estudo, realizado entre maio e julho, entrevistou 417 pessoas que contemplaram as seguintes variáveis-chave para nortear a amostragem:

Região: 201 entrevistas no Sudeste, 85 no Sul, 72 no Nordeste e 59 no agregado das regiões Norte e Centro-Oeste

Setor: serviços (209 entrevistas), comércio (149) e indústria (59)

Tamanho: 309 entrevistas com profissionais de pequenas empresas, 80 de médias e 19 atuantes em grandes organizações

Resultados identificados

A pesquisa Valores Democráticos no Empresariado Brasileiro detectou que 91% do empresariado brasileiro prefere a democracia a qualquer outra forma de governo.

Esse diagnóstico dialoga com a abertura à divergência política: para 83,7% das pessoas entrevistadas, é aceitável ou muito aceitável haver abertura ao contraditório, ou seja, a aceitação de que indivíduos tenham e expressem opiniões políticas e morais opostas.

Outro ponto a ser considerado nesse cenário compreende a cultura de diálogo. O tema é apoiado por 65% das pessoas ouvidas para o estudo.

Outro segmento que obteve destaque significativo no estudo diz respeito ao convívio com práticas em níveis ambiental, social e de governança, conhecidas pela sigla inglesa ESG (Ambiental, Social e Governança corporativa em tradução livre do inglês). Para 62% das empresárias e dos empresários, o compliance e as práticas anticorrupção são considerados os aspectos mais importantes nesse contexto.

Perspectivas diferentes entre gêneros

Ao segmentar os dados obtidos de acordo com gêneros das pessoas entrevistadas, a pesquisa Valores Democráticos no Empresariado Brasileiro identificou que homens e mulheres do meio empresarial têm entendimentos diferentes sobre política.

Um ponto de atenção diz respeito ao interesse sobre política: 68% dos empresários consideram-se muito interessados em política, e 89% afirmam que entendem bem sobre os assuntos políticos mais importantes do país. Já entre as mulheres, os percentuais são, respectivamente, de 39% e 68%.

Por outro lado, a escala de atenção é invertida quando se fala na temática ESG. Para 85% de mulheres ouvidas, a discussão sobre tais práticas é importante para as suas empresas, enquanto esse patamar está em 72% entre os homens.