Seta decorativa

Programas de Influência • Democracia e Cidadania Ativa

Juventude democrática

Programas de Influência

Ações com as juventudes focam na aproximação política por meio do diálogo e da construção coletiva

A relação das juventudes com a democracia e maneiras para trazê-las para debates nesse contexto foi um dos pontos centrais no decorrer do ano – e se mostrou como um aspecto que requer atenção periódica e contínua.

Uma das iniciativas apoiadas pela Fundação Tide Setubal foi a campanha Meu Primeiro Voto, voltada para jovens com idades entre 16 e 17 anos, para a emissão do título eleitoral. Entre as ações, destacaram-se o apoio à KondZilla para a produção de materiais informativos e para engajamento de jovens com essa faixa etária, assim como a mobilização realizada pela Politize!, organização que tem como objetivo promover educação política às juventudes. Entre elas, plantões para emissão de títulos de eleitor para jovens no Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação, e na E.E. Pedro Moreira Matos – ambos espaços situados no Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo.

Outra iniciativa foi a produção do evento Juventudes, Democracia e Territórios, em maio, também no Galpão ZL, com duas mesas de debate com os temas Juventude e formação política: um voto na democracia e Juventude e formação política: um voto na democracia, com estudantes da E.E. Pedro Moreira Matos.

Em 2022, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE),

Gráfico Juventude

jovens eleitoras e eleitores tiraram o título eleitoral

A Fundação Tide Setubal apoiou iniciativas voltadas à emissão de títulos para novas e novos votantes, como as realizadas por Politize! e Girl Up, e campanhas de comunicação com esse propósito, como a realizada pela KondZilla.

Separador Links

Participação democrática requer formação e aprendizados contínuos

Outra ação desenvolvida com as juventudes do Jardim Lapena foi a série de atividades realizada no Galpão ZL pela equipe do projeto Política do Amanhã, da qual participaram 20 jovens, moradoras e moradores do bairro.

Durante os encontros, o grupo teve contato com conteúdos que dialogavam com as referências e repertórios que elas e eles têm, para reforçar que todos os aspectos do dia a dia são políticos. As atividades abordaram também aspectos gerais da Constituição Federal de 1988 e dos cargos políticos nas esferas executiva e legislativa.

As lições assimiladas nas atividades resultaram na produção de vídeos pelas/os jovens participantes sobre aspectos diversos relativos à organização democrática, os quais tinham conexão direta com os conteúdos retratados durante os encontros. Os materiais estão disponíveis no canal da Fundação Tide Setubal no Instagram.

Áreas de Atuação

Ilustracão