Prática de Desenvolvimento Local

Investindo na infraestrutura do bairro

Prática de Desenvolvimento Local

Ações multidisciplinares foram implementadas em 2022 no Jardim Lapena para melhorar a qualidade de vida da população do território

Uma das múltiplas ações da área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal colocadas em prática em 2022, por meio do trabalho realizado no Galpão ZL, contemplou a busca e a implementação de projetos voltados à melhora e à qualidade de vida da população do Jardim Lapena.

Dentro dessa dinâmica, uma das iniciativas tem como foco o acesso à internet para a comunidade do bairro. Por meio de parceria com a multiplataforma de marketing Wifi-fí, foram instalados 20 pontos de wi-fi livre no Jardim Lapena.

O objetivo do projeto foi solucionar problemas de conexão à internet no território e aumentar o acesso à internet para a população. Os números endossam esse aspecto: até dezembro de 2022, 4.723 pessoas haviam se cadastrado para acessar a internet por meio dos pontos de wi-fi livre, e o total de conexões alcançou 49.229 acessos à época.

Aspas

Há pontos de internet nas vielas e nos becos, onde é até difícil de entrar a pé. Boa parte dos acessos é para entretenimento, sim, mas também para estudar e trabalhar. O grande diferencial do Wifi-Fí é que ele está nas vielas e nos becos, no caso aqui do Lapena, que é onde está o maior adensamento de famílias. Esse é o principal impacto.”
(Marcelo Ribeiro Silva, coordenador de Prática de Desenvolvimento Local)

Outro ponto relativo ao projeto diz respeito aos anúncios veiculados durante os acessos à rede de wi-fi livre. Para manter o caráter de prestação de serviços à comunidade, as informações dizem respeito às atividades realizadas no Galpão ZL, como oficinas, cursos e enquetes referentes às ações lá realizadas.

Dialogar para sanear transtornos à população

A Fundação Tide Setubal, por meio do trabalho da área de Prática de Desenvolvimento Local e do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano, teve como um de seus objetivos principais avançar na resolução de um dos problemas que mais impactam a população do Jardim Lapena: a ineficiência da infraestrutura de saneamento básico e os consequentes alagamentos registrados no bairro.

A Fundação desenvolveu, em parceria com as organizações Saneamento Inclusivo, Instituto Iguá, Instituto Galo da Manhã e com o mandato da deputada Estadual Marina Helou (Rede Sustentabilidade), tecnologias e soluções adaptadas à realidade do Jardim Lapena.

O projeto foi desenvolvido para reduzir os efeitos das inundações recorrentes e intensas no bairro, assim como evitar prejuízos urbanos, sociais e ambientais causados pelas fortes chuvas que afetam os territórios localizados na várzea do rio Tietê. A iniciativa tem como objetivo também propor intervenções com esse propósito, como promover regularização fundiária, acesso ao esgotamento sanitário e abastecimento de água.

Em paralelo, a Fundação Tide Setubal tem atuado em parceria com o comitê técnico para aprimorar os estudos e projetos básicos de drenagem com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Subprefeitura de São Miguel Paulista e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), da Prefeitura de São Paulo.

Ainda, a iniciativa tem sido desenvolvida para articular a licitação das obras com a Siurb – o projeto está em processo de licitação com a Prefeitura de São Paulo.

Estilo de vida comunitária sustentável

Outras iniciativas apoiadas em 2022 pela equipe de Prática de Desenvolvimento Local compreenderam o incentivo a práticas sustentáveis em frentes variadas.

Uma delas compreendeu a parceria com a Coletando, green fintech voltada à promoção de economia circular ecológica. Por meio da parceria, a população do Jardim Lapena pôde passar a trocar materiais recicláveis em um espaço de reciclagem instalado no Jardim Lapena e, a partir disso, receber um determinado valor por item. O montante foi depositado em um cartão concedido à pessoa, que poderia usá-lo em qualquer estabelecimento do bairro após o crédito adquirido somar R$ 30 nesse mesmo cartão.

Outra ação em conjunto colocada em prática no decorrer de 2022 foi com a startup de impacto social SuperOpa. A empresa, que opera por meio de aplicativo que permite que diversos produtos diretamente da distribuidora, tem como objetivo combater o desperdício de alimentos e trazer acessibilidade para a população do Lapena.

A SuperOpa instalou, por meio do trabalho em conjunto com a equipe de Prática de Desenvolvimento Local, um contêiner no Galpão ZL no qual pôde realizar a venda de alimentos. Ainda, por meio do seu aplicativo e do seu modelo de distribuição local, passou a trabalhar desde o início de suas operações para expandir o acesso a alimentos de qualidade com desconto, ao mesmo tempo que teve como foco evitar desperdícios.