Desenvolvimento Organizacional

Desenvolver para incluir

A área de Desenvolvimento Organizacional teve como focos o suporte para as áreas e programas de influência, assim como a garantia da equidade racial e de gêneros da porta para dentro

Para além de assegurar condições satisfatórias para colaboradoras e colaboradores da Fundação Tide Setubal colocarem em prática projetos relativos às suas respectivas áreas de atuação, a área de Desenvolvimento Organizacional colocou em prática parâmetros relativos à promoção da equidade racial e de gêneros no dia a dia profissional.

Por meio do trabalho realizado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão, os compromissos estabelecidos na Política de Diversidade e Inclusão desenvolvida pelo núcleo tornaram-se aspectos estruturantes e centrais no desenvolvimento de projetos em segmentos variados, assim como na relação com fornecedoras e fornecedores e em parcerias firmadas com organizações de áreas diversas.

Em 2022, o passo seguinte apoiado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão – com envolvimento da área de Desenvolvimento Organizacional – foi a implementação do Canal de Acolhimento. O espaço foi idealizado para proteger direitos e realizar encaminhamentos para resolução de episódios de preconceito e discriminação envolvendo a equipe da Fundação.

Dentro dessas dimensões, as variáveis relativas a raça e gênero são estruturantes para o desenvolvimento e o apoio de projetos por parte das áreas e dos programas da Fundação Tide Setubal. Em comparação com o Censo Gife 2020, a composição das equipes por gêneros conteve os seguintes percentuais: 64% da composição feminina, 36% masculina e 0,1% de pessoas não binárias.

O perfil diverso da equipe está em consonância com avanços implementados na governança da Fundação. Nesse sentido, uma das ações colocadas em prática consiste em garantir, estatutariamente, a diversidade nos órgãos de gestão.

Outro ponto que abrange a governança da Fundação Tide Setubal consiste no desenvolvimento da sua Política de Integridade. O documento, que é voltado a orientar e conduzir o trabalho da equipe, tem como objetivo guiar processos para mitigar conflitos e problemas, assim como para aplicar soluções adotadas em questões cotidianas da organização - ou seja, da porta para dentro ou da porta para fora. Os seus objetivos gerais são:

Fomentar condutas éticas e transparentes para evitar conflitos de interesses e atuar no combate a atos de corrupção e fraudes;

Definir as condutas esperadas de integrantes da Fundação e terceiras/os, visando prevenir, detectar e mitigar práticas consideradas inadequadas, ilegais e/ou antiéticas;

Estruturar diretrizes e parâmetros objetivos para análise de situações concretas e adoção de medidas diante de violação das condutas esperadas. Isso inclui, quando for o caso, a aplicação de penalidades legais cabíveis.

Já a Fundação tem, de acordo com censo realizado internamente em 2022, equipe composta por 66% de mulheres, 31% de homens e 3% de travestis.

Outro ponto central para o trabalho realizado pela área diz respeito ao orçamento.

Em 2022, o valor
total foi de

Gráfico Juventude

O montante foi composto por:

destinados a programas realizados pela Fundação

para linhas de fomento

voltados à infraestrutura e às operações institucionais

relativos ao investimento em recursos humanos.