Pular para o conteúdo
Seta decorativa

Fomento a agentes e causas

Acesso à saúde mental nos territórios

Compartilhar
Fomento a agentes e causas

Ações idealizadas e apoiadas pela área de Fomento a Agentes e Causas têm como objetivo promover a democratização do acesso a cuidados com a saúde mental

O papel central que a saúde mental tem na vida das populações de territórios periféricos e/ou marcados por vulnerabilidades de dinâmicas diversas foi uma das frentes de fomento em 2022 com o projeto Territórios Clínicos.

O projeto tem como foco promover o desenvolvimento e o fomento de propostas que promovam circulação e ampliação de práticas relativas ao campo da saúde mental nas periferias urbanas.

Sete grupos voltados ao atendimento clínico em territórios das periferias urbanas foram apoiados com repasses de R$ 50 mil cada para a realização de suas respectivas atividades, que foram voltadas às comunidades das regiões onde atuam.

Para além do atendimento às populações dos respectivos territórios, os coletivos deveriam focar também na formação para profissionais do campo da psicologia, psicanálise e assistência social. Esses grupos foram:

li

Casa de Marias

li

Grupo Veredas – Psicanálise e Imigração

li

Instituto AMMA Psique e Negritude

li

Coletivo Margens Clínicas

li

PerifAnálise São Mateus

li

Roda Terapêutica das Pretas

li

SUR Psicanálise.

Durante o ano, esses grupos participaram de encontros para acompanhamento e formação. O foco de tais reuniões consistiu em desenvolver estratégias para potencializar o trabalho desenvolvido para democratizar o acesso a cuidados com a saúde mental.

Seta

Áreas de Atuação

Ilustracão