Prática de Desenvolvimento Local

Ler e criar a história do bairro

Prática de Desenvolvimento Local

Projetos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena aproximaram a população do bairro dos mundos de possibilidades abertos pelos livros

O Ponto de Leitura do Jardim Lapena, espaço situado no Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, por meio de parceria da Fundação com a Secretaria Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, realizou uma série de ações em 2022 para intensificar a relação da comunidade do bairro com livros.

Para se ter uma ideia, em 2022, o espaço registrou 4.257 cadastros de leitoras e leitores, 779 empréstimos de livros – presenciais ou por meio do projeto de entregas Bike Literária – e 1.957 obras consultadas.

Ainda, foram registradas as doações de 470 títulos literários no projeto Gelateca, iniciativa que consiste na instalação de geladeiras – sem uso para refrigeração – em praças do bairro para armazenar livros que podem ser retirados ou também doados pela população do território.

Retomar o contato presencial e literário

O ano de 2022 representou também o retorno a atividades presenciais – e com mais público –, em virtude da melhora da condição sanitária quanto à pandemia de Covid-19. E a retomada de projetos com esse perfil aconteceu também no Ponto de Leitura do Jardim Lapena.

Um dos projetos presenciais foi o Sarau na Porta, ação que tem como objetivo realizar leituras de poemas nas portas do público que frequenta o Ponto de Leitura – as sessões do projeto foram feitas com 16 pessoas.

Outros destaques abrangem o Chafé com Poesia, atividade realizada com a população do Jardim Lapena que tem como foco a troca de histórias e vivências, que contou com participações de 20 pessoas; e o Tardes de Fuxico, projeto voltado a pessoas com mais de 60 anos e que tem como mote o diálogo, o convívio pessoal e a prática do tricô – os encontros tiveram dez participantes.

Houve também atividades como o Encontro Harry Potter, com diálogos sobre a obra protagonizada pelo bruxinho homônimo, que contou com 22 participantes, e a celebração de 13 anos de funcionamento do Ponto de Leitura, que contou com participações de 91 pessoas. Outros destaques consistem na Rede Vagalume, que, em 2022, contou com 21 adolescentes, e o Clube de Leitura, composto por 15 participantes.

Pode-se destacar também o projeto Goleitura, atividade realizada a cada 15 dias e desenvolvida com 90 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 17 anos – 50 participam das atividades durante a manhã e 40 estão presentes no período da tarde. Nos encontros, realizados antes de cada partida, foram realizadas leituras rápidas sobre temas de interesse das participantes e dos participantes, para estimulá-las e estimulá-los ao contato com a literatura.