Pular para o conteúdo
Seta decorativa

Prática de Desenvolvimento Local

Empreendedorismo para além da dimensão individual

Compartilhar
Prática de Desenvolvimento Local

Iniciativas da área de Prática de Desenvolvimento Local voltadas ao apoio a comerciantes do Jardim Lapena mostram que empreendedoras e empreendedores precisam de suporte financeiro e social

O apoio à formação profissional tem papel de destaque no trabalho exercido pela área de Prática de Desenvolvimento Local para apoiar a atividade econômica no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo.

Apesar de a atividade empreendedora ter tamanho destaque no desenvolvimento de iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico do território, a equipe do Galpão ZL considera que, em vez de ser romantizada, a atividade empreendedora requer suporte – seja em âmbito financeiro ou estrutural.

Uma das iniciativas colocadas em prática dentro dessa perspectiva foi o projeto realizado em parceria com a ArqCoop+, cooperativa de trabalho voltada ao ramo de arquitetura e urbanismo, para promover reformas infraestruturais em seis empreendimentos comerciais em funcionamento no Jardim Lapena. A ação apoiou cada empreendimento com R$ 6 mil cada, para fazer intervenções nas fachadas e nas áreas internas nesses mesmos espaços. Desse modo, as reformas funcionaram como mecanismo para impulsionar os resultados dos respectivos negócios, assim como para estabelecer uma ação de fomento à atividade econômica no bairro.

Outra consequência do trabalho por intermédio do selo Inova ZL foi, após participações em atividades formativas do Sebrae, 11 pessoas terem aberto os seus cadastros como microempreendedores individuais (MEI).

Outras dimensões sobre o empreendedorismo

Para além das reformas nos empreendimentos, a área de Prática de Desenvolvimento Territorial desenvolveu mais iniciativas para apoiar a atividade econômica do Jardim Lapena.

Uma dessas ações compreende o desenvolvimento do guia Sabores e Negócios – Rede de Empreendedores de Gastronomia do Galpão ZL. O catálogo, que foi desenvolvido pelo Galpão ZL em parceria com a Bora Lá! Agência de Comunicação Popular, destaca os serviços de 29 empreendedoras e empreendedores locais dentro desse segmento no bairro, cujos serviços oferecidos são diversos – passando da confeitaria ao apoio a eventos e atendimento corporativo.

Outra iniciativa para divulgar os trabalhos de comerciantes do território compreendeu o apoio a 30 negócios locais por meio da produção de logos e cards para a divulgação das suas respectivas atividades.

Para prover infraestrutura e impulsionar os trabalhos dessas e dessas mesmas empreendedoras e desses mesmos empreendedores, foi inaugurado, em maio de 2022, o Espaço Gastronômico dentro do Galpão ZL. O local é composto por duas cozinhas que comportam até quatro empreendedoras e empreendedores – metade dos espaços é voltada especificamente para quem tiver vínculo com a Oficina Escola do Galpão ZL.

Seta

Áreas de Atuação

Ilustracão