Programas de Influência • Raça e Gênero

Valorizar os saberes ancestrais afro-brasileiros

Plataforma Ancestralidades desenvolveu, em 2022, entre um edital e lançamento de novos materiais, ações para evidenciar a produção intelectual negra

A Plataforma Ancestralidades, iniciativa da Fundação e do Itaú Cultural, desenvolveu, em 2022, ações voltadas à difusão e ao apoio à produção de conteúdos que dão destaque às criações dos diversos brasis, baseados em saberes, histórias e culturas da população negra.

Para além dos materiais publicados em seu lançamento, a plataforma lançou, em seu primeiro ano de atuação, o edital Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2022 – Ciências e Tecnologias em Perspectiva com os Saberes Afro-Brasileiros.

A ação foi voltada ao apoio a pesquisadoras e pesquisadores ligadas e ligados a universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil ou coletivos. Um dos objetivos do programa consistiu em promover formação e desenvolvimento de profissionais atuantes em instituições acadêmicas e culturais cujos objetos de pesquisas sejam saberes, histórias e culturas da população negra brasileira em diálogo com o eixo de Ciência e Tecnologia da plataforma.

Os trabalhos submetidos ao edital, que poderiam ou ser concluídos ou estar em andamento, deveriam abranger as seguintes categorias temáticas:

Tecnologias ancestrais afro-brasileiras aplicadas à contemporaneidade

Ética e justiça racial nas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs)

Entre as 307 inscrições no edital, sendo 106 pesquisas concluídas e 201 em andamento, 12 foram selecionadas, sendo oito em andamento e quatro já concluídas. Os projetos selecionados, de acordo com os eixos temáticos, foram:

Tecnologias ancestrais afro-brasileiras aplicadas à contemporaneidade:

Karla dos Santos Guterres Alves, autora de Clubes Sociais Negros como Tecnologias Quilombolas: o caso da Associação Satélite Prontidão (BA) – pesquisa em andamento

Ilzver de Matos Oliveira, autor de Cooperativismo, povos de terreiro e desenvolvimento sustentável em Sergipe (SE) – pesquisa concluída

Giovana Xavier da Conceição Côrtes, autora de História Intelectual de Mulheres Negras: um novo território existencial (RJ) – pesquisa em andamento

Jackeline Maria da Silva, autora de Afro Paladar: a culinária quilombola de Mato Grosso como patrimônio imaterial (MT) – pesquisa concluída

Fernanda de França Gatto, autora de A tradição entre nós: musicalidade e resistência afrobrasileira (SP)

Eunice Pita de Oliveira, autora de Alumiar – Caminhos possíveis no acendimento a partir das ancestralidades História e saberes da Casa de Farinha e Comunidade do Terreirão – Muniz Ferreira (BA) – pesquisa concluída.

Desenvolvimento territorial, regeneração ambiental, ecologia e revitalização urbana e rural:

Erica Portilho, autora de Escola cosmorgânica e medicina tradicional afropindorâmica (RJ) – pesquisa em andamento

Andréia Regina Silva Cabral Libório, autora de Mulheres quilombolas luta, resistência: a cultura tradicional no Quilombo Peropava (SP) – pesquisa em andamento

Luar Vieira Santos, autora de Paisagens Negras: espaço, tempo e relações em Águas Claras-Salvador/BA (BA) – pesquisa em andamento

Ética e justiça racial nas tecnologias digitais de informação e comunicação:

Maria Aparecida Moura, autora de Ativismo visual e a descolonização do ver: enfrentamentos em torno da vulnerabilidade escópica e da codificação sociotécnica da (in)visibilidade negra (MG) – em andamento

Paulo Victor Purificação Melo, autor de Territórios Livres, Tecnologias Livres (BA) – pesquisa concluída

Emilly Fátima Ferreira Lima, autora de Racismo Algorítmico: representação racial e dimensões socioeconômicas em bancos de imagens digitais (DF) – pesquisa em andamento.

Os quatro projetos finalizados podem ser conferidos na biblioteca da Plataforma Ancestralidades.

Ampliando saberes

No decorrer do primeiro ano de funcionamento da Plataforma Ancestralidades, novos conteúdos foram incorporados ao espaço para ampliar as perspectivas e os saberes lá difundidos.

Além de novos verbetes publicados no decorrer do ano relativos aos eixos inicialmente desenvolvidos, a plataforma ganhou mais uma seção temática – no caso, sobre Religiosidade e Espiritualidade. O objetivo da nova categoria consiste em valorizar os saberes e os ritos relativos às religiões de matriz africana. Os conteúdos relativos ao tema abordam aspectos relacionados a fundamentos, conceitos e terminologias relativos aos cultos afro-brasileiros.

Os verbetes publicados dentro do eixo Religiosidade e Espiritualidade foram produzidos pelo cantor, poeta, ensaísta, filósofo, dicionarista, enciclopedista e advogado Nei Lopes; pelo escritor, professor e historiador Luiz Antônio Simas; Cecília Conceição Moreira Soares, doutora em Antropologia e yalorixá; o pesquisador Ricardo Aragão; Luis Nicolau Parés, professor-doutor em Antropologia da Religião; e o Grupo Editorial Summus.