Comunicação

Comunicação de causas multimeios

Comunicação

Qual foi o alcance das ações realizadas pela Fundação Tide Setubal em 2022 na imprensa?

O ano de 2022 foi marcado por um grande esforço para desenvolver, em inúmeras frentes, ações em defesa da democracia. Dentro desse contexto, a divulgação e disseminação em diversos meios comunicacionais sobre essas mesmas iniciativas teve papel fundamental para sensibilizar públicos diversos e mostrar a urgência da mobilização, contemplando, também, o enfrentamento das desigualdades.

Em 2022, a Fundação Tide Setubal conseguiu 764 inserções de mídia. Dentro desse total, quase 93% (708) das notícias relativas ao trabalho da Fundação foram em veículos online, ao passo que 28 foram feitas em canais televisivos. Ainda, houve vinte publicações relativas à Fundação no meio impresso – 19 em jornais e uma em revista – e oito inserções em emissoras de rádio.

Entre os conteúdos veiculados na imprensa, 319 inserções foram realizadas por intermédio do trabalho da assessoria de imprensa, ao passo que 445 ocorreram via mídia espontânea. Outro aspecto emblemático diz respeito à abrangência geográfica: 471 das inserções ocorreram em âmbito periférico, enquanto 293 tiveram alcance central.

O que ganhou destaque?

As ações dos programas e áreas da Fundação Tide Setubal obtiveram espaço na imprensa, em 2022, por meio de estratégias diversas que dialogavam com as respectivas áreas de atuação. Um caso emblemático diz respeito à abordagem sobre o quarto ano do edital Elas Periféricas, cujo foco para divulgação na imprensa consistiu nos impactos que programas de apoio financeiro e organizacional têm para organizações lideradas por mulheres negras.

Ainda, no que diz respeito à potencialização de pessoas negras, a conexão do tema a efemérides possibilitou o contato com a imprensa, como no caso do Mês da Filantropia Negra, realizado em agosto, assim como a apresentação de lideranças potencializadas por meio de editais, para que pudessem ser personagens em matérias jornalísticas – o que dialoga com a organização de editais por meio da área de Fomento a Agentes e Causas.

No caso da área de Prática de Desenvolvimento Local, o foco em 2022 consistiu em divulgar histórias de frequentadoras e frequentadores do Ponto de Leitura do Jardim Lapena, situado no Galpão ZL. A mesma dinâmica valeu para ações realizadas em parceria com demais áreas e programas da Fundação, como o HousingPact, organizado em parceria com o Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Outro segmento que demandou intenso trabalho da assessoria de imprensa da Fundação Tide Setubal em 2022 compreendeu o posicionamento em defesa da democracia e da cidadania ativa. Alguns destaques nesse contexto foram as pesquisas Juventudes e Primeiro Voto, sobre o comportamento de jovens que haviam tirado o título de eleitor para o processo eleitoral do mesmo ano, e Valores Democráticos no Empresariado Brasileiro, na qual a relação entre o segmento e a democracia foi objeto de análise – nesse caso, a agenda ESG e a gestão de negócios foram “ganchos” para a repercussão midiática.

A trilha democrática defendida pela Fundação Tide Setubal em 2022 reverberou, na imprensa, também no monitoramento do processo eleitoral. Nesse contexto, a participação na Vigília Cívica pela Integridade do Processo Eleitoral, inclusive nos dois turnos, obteve significativa repercussão em veículos diversos, como nos casos da Folha de S.Paulo e da TV Globo.

Outra dimensão relativa ao processo eleitoral de 2022 considerou o destaque obtido pela Fundação, por meio do Programa Planejamento e Orçamento Público, a partir da mobilização em favor do passe livre no segundo turno das eleições majoritárias – o processo obteve destaque em veículos de grande projeção, como Folha de S.Paulo, UOL, CBN e TV Globo. Outros pontos relativos ao programa abrangem a divulgação do I Prêmio Orçamento Público, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades e o lançamento do guia Orçamento Sensível a Raça e Gênero.

Ainda, projetos relativos à Comunicação, como o podcast Essa Geração e a websérie Ancestrais do Futuro, obtiveram destaque em veículos da grande imprensa. No caso da websérie, três produtoras dos episódios foram entrevistadas na CBN, ao passo que Luciana Petersen e Caio Santos, protagonistas das duas primeiras temporadas e produtores da quinta fase de Essa Geração, tiveram um artigo publicado no UOL às vésperas do primeiro turno das eleições.